domingo, 6 de novembro de 2011

Dominio Proprio

26.07.06

Dominio próprio

Como cultivar o domínio próprio
O domínio próprio talvez seja uma das coisas mais difíceis de exercitarmos, pois a nossa compulsão por comer errado ou exagerado é algo que vai diretamente contra esse fruto do Espírito. A pessoa que tem problemas com a obesidade certamente tem muita dificuldade com o domínio próprio.
Existem 3 fatos acerca do domínio próprio que precisamos entender bem: 

1. Deus é o doador de todos os dons, mas o fruto do Espírito é produzido em nós pela sua presença em nossa vida. O fruto é produzido, e não dado a nós. ( Amor, paz, benignidade, paciência...)

2. Quando pedimos a Deus que realize determinada obra em nossa vida, ele só realiza mediante o nosso consentimento e nosso esforço.  

3. O domínio próprio é algo que devemos exercer todos os dias. Somos nós que controlamos nosso ser. Não é outra pessoa quem faz isso por você. 
Quem pensa que não sabe exercitar o domínio próprio só porque está com excesso do peso, deve se lembrar destes momentos em sua vida: - Saltar da cama assim que o relógio desperta 
- Chegar ao trabalho na hora certa 
- Pagar suas contas em dia 
- Escovar os dentes e tomar banho diariamente 
- Resistir à tentação de fazer algo que gostaria de fazer, mas sabe que não deve e não faz.

Tudo isso faz parte do domínio próprio que exercemos na nossa vida!! Lembre-se disso.
COMO CHEGAMOS A EXERCITAR O DOMÍNIO PRÓPRIO? 

Dê graças a Deus pelo privilégio de cultivar o domínio próprio! Leia Salmo 119:65-68 e 71. Lá está escrito: 

"Ensina-me bom juízo e conhecimento, pois creio nos teus mandamentos"
 
(mostra-me, Senhor, porque consegui de parar de roer as unhas, mas não consigo parar de comer de maneira errada). 

"Antes de ser afligido andava errado..."
 
(Antes de haver acumulado toda essa gordura em meu corpo, não exercitei domínio próprio e comi em excesso) 

"... mas agora guardo a tua palavra."
 
(E a tua palavra, a tua mensagem para mim é que eu coma apenas a cota de calorias que o Senhor me mostrou e que eu emagreça a quantia de quilos que o Senhor me disse.) 

"Tu és bom e fazes o bem..."
 
(Se há alguém que sempre fraqueja, esta sou eu. Mas dou-te graças Jesus, porque me perdoas sempre que fraquejo) 

"... ensina-me os teus decretos."
 
(Agora estou desesperado e preocupado com meu excesso de gordura o suficiente para querer ouvir a tua voz e fazer a tua vontade com relação ao meu corpo.) 

"Foi-me bom ter passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos."
 
Quando você diz "terei prazer em teus decretos", você diz que terá prazer em se alimentar de uma maneira saudável!


1. Compreenda que você tem domínio próprio sim! 
Você exerce o domínio próprio em outras áreas, só falta exercer na parte da alimentação! 

2. Deixe de ser tão rigoroso consigo mesmo! 
Quando Davi procurava a Deus com súplicas, era porque ele sabia que sem a ajuda de Deus ele não conseguiria vencer nenhuma batalha. O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza (II Coríntios 12:9) 
Deus lhe diz: "Diga ao fraco: eu sou forte". (Joel 3:10) 

3. Alegre-se pelo fato de que possui domínio próprio! 
Todas as vezes em que você se recusar a comer algo que não deve, comemore, alegre-se! Comece a dirigir palavras de ânimo para si mesmo!

Recebi essa mensagem da minha amiga Maria Gorete, pessoa que tenho um carinho especial, mesmo conhecendo só virtualmente e o motivo que estou postando esse assunto é porque tenho que eliminar 5kg. Ajude-me por favor.
Estou procurando outro lugar para hospedar o book da vida, pois aqui não consigo colocar fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário